desenho_10
trinta e seis
12 de julho de 2019
foto_02
24Hour Project / Tristicidade
12 de abril de 2018

o rio na casa

capa_
o rio na casa

intervenção de cláu paranhos e leandro selister

um novo ponto de vista
uma nova percepção
uma nova cidade
uma nova relação

¨o rio na casa¨ é um projeto de intervenção urbana que pretende discutir a relação e a percepção que possuímos de Porto Alegre a partir de uma visão que praticamente não temos da cidade: a visão a partir do Guaíba.

O título é uma provocação e um primeiro questionamento, afinal, o Guaíba é considerado um Lago mas carinhosamente continuamos chamado de ¨Rio Guaíba¨.

O projeto consiste em viagens que serão realizadas pelos artistas visuais Leandro Selister e Cláu Paranhos no Barco Cisne Branco e no Catamarã (que liga Porto Alegre à cidade de Guaíba) para a captura de imagens a partir da percepção de cada um dos artistas.

A intervenção cobriu totalmente o piso do 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana na ala referente a entrada do Jardim Lutzenberger desde a saída do elevador. A área de aproximadamente 120m² irá receber uma imagem do (rio) Lago Guaíba impressa em adesivo de alta resolução e coberta com película protetora para que o público posso caminhar sobre a imagem.

As fotografias que serão trabalhados pelos artistas serão impressas em adesivos e aplicadas em placas que estarão dispostas em diversas posições com a imagem na altura dos olhos do espectador.

O projeto foi desenvolvido durante os dias 06,07 e 08 de abril de 2018 na Casa de Cultura Mario Quintana na Virada Sustentável em Porto Alegre.