umfotograma
Um Fotograma
19 de junho de 2017
cotidiano
Cotidiano
17 de junho de 2017

O que é essencial para você?

coisasessenciais
O que é essencial para você? | 2002

O projeto de intervenções nos campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul teve como ponto de partida a pergunta "O que é essencial para você?".

O trabalho foi realizado entre os meses de junho e novembro de 2002, iniciando pela ocupação dos restaurantes universitários, local que serve não apenas como refeitório, mas principalmente como ponto de encontro, conversas, reflexões. O projeto consistiu em instalar imagens em adesivos executadas a partir do plotter de recorte em tamanho natural. As imagens foram realizadas nos próprios ambientes e representam o dia-a-dia dos estudantes e da vida acadêmica. Essas imagens também serão instaladas nos Centro Acadêmicos, Casa do Estudante, DCE, Bibliotecas, Reitoria, etc...

Além das imagens, as respostas enviadas por e-mail à pergunta "O que é essencial para você?" também foram executadas em adesivos e instaladas nos ambientes da Universidade.

Algumas respostas enviadas pelo público

Essencial é que todas as pessoas possam ter uma vida digna, com alimentação, saúde, educação, moradia, emprego e segurança. Não é nada demais. É apenas o necessário para que possamos ter um mundo melhor. (Luciano, 19 anos)

Acho que são várias coisas: É ter tempo para aprender coisas novas. É gostar do seu trabalho mas não virar um escravo voluntário. É ter mais idéias e menos crenças. Enfim, é ter tempo para fazer as coisas que realmente gosta.... De um modo geral, acho que é ter a consciência que somos humanos e que nao devemos ser tratados ou julgados como máquinas ou empresas. É dar mais valor aos sentimentos humanos e menos a coisas como a "produtividade" ou a "competitividade" das pessoas. Não é pelo que se sabe ou se produz que uma pessoas se torna importante para nós. (Luís, 32 anos)

Essencial para mim, é ter acesso a um ensino de qualidade, a informação. Enfim, essencial é fazer parte de uma universidade voltada para a busca de conhecimento e a aplicação deste na comunidade. Essencial é a extensão, é o saber não somente acadêmico, é a busca da justiça social. (Liane, 18 anos)

O amor é essencial! mais do que qualquer coisa no mundo, do que qualquer quantia de dinheiro ou bens; se há amor verdadeiro, há paz, há prosperidade! Nada se compara à vida que se levamos quando temos AMOR! amor de família, amor de amigo, amor de namorado, amor sincero. (Cláuda, 21 anos)

Essencial para mim é APRENDER! Aprender a olhar, ainda antes do que ver; aprender a escutar e a entender, muito antes do simples ouvir e julgar... aprender a pensar, que é muito mais complexo e instigante do que o acúmulo de saber. Aprender é essencial porque incita o desejo de "ir além", de querer mais, sempre mais! (Suzana, 24 anos)

O convívio com pessoas, o respeito consigo mesmo e com o próximo, saber que somos mortais e parte de um processo evolutivo. Essencial fazer algo que ajudará as próximas gerações a viver melhor e com qualidade de vida superior a geração anterior. E principalmente ter alguém para se dizer: você é essencial para mim. (Duane, 29 anos)