consciencia
Consciência
28 de junho de 2017
ilusao
Ilusão
26 de junho de 2017

Em Instantes

em_instantes_10
Em Instantes 2013
Conectar | Colecionar | Compartilhar


Doze anos após realizar a Intervenção Cotidiano, retorno às estações da Trensurb com o projeto Em Instantes – Conectar, Colecionar, Compartilhar.

A intervenção aconteceu no período de abril a setembro de 2013. Durante esse tempo utilizei QR Codes (códigos de barras em duas dimensões que podem conter qualquer tipo de informação), impressos em adesivos, que foram afixados nas 19 estações que compõem o trajeto dos trens urbanos que ligam Porto Alegre até Novo Hamburgo.

O usuário do trem foi convidado a escanear o código com o seu celular – através de softwares de leitura de QR Codes, disponíveis gratuitamente na Internet para download – e, a partir daí visualizar uma das 24 imagens, flagrantes fotográficos que realizei nas seis cidades que fazem parte do percurso diário de milhares de usuários.

Ao conectar-se com o projeto através dos QR Codes, os usuários puderam compartilhar essas imagens nas redes sociais, enviar por e-mail ou imprimi-las em formato 20x20cm.

O projeto iniciou dia 9 de abril com a disponibilização da primeira imagem do projeto, além de uma explicação de sua dinâmica. A cada semana, o código foi substituído em todas as estações, apontando para uma nova imagem disponível para download e compartilhamento. A última imagem foi disponibilizada em setembro/2013.

A proposta além do compartilhamento, ofereceu a possibilidade do grande público ter um acervo de fotografias das cidades que compõem o seu trajeto diário do trem, através do meu olhar, e, da minha visão sobre esses lugares. Durante as 24 semanas, procurei através das imagens, oferecer um pouco do meu olhar, da maneira como enxergo o mundo, da maneira como vejo essas cidades. Quem sabe, através das imagens, estimular o olhar do outro, a sua consciência da cidade, um espírito de conservação, de memória, de resgate.