capa_
o rio na casa
10 de julho de 2018
logo_tristicidade_
tristicidade
19 de janeiro de 2018

24Hour Project / Tristicidade

foto_02
24Hour Project | Tristicidade

"Eu queria que todas essas imagens fossem uma grande mentira..."

Participei pela primeira vez do 24HourProject através da conta @tristicidade - projeto que realizo no instagram desde janeiro/2018.

O projeto que já está na 7ª edição e acontece em mais de 150 países, propõe aos fotógrafos o desafio de realizar uma foto por hora durante 24h e postar essa imagem nas redes sociais. Tudo aconteceu no último sábado, dia 07/04/2018.

Além do desgaste físico pelo tempo acordado, o grande desgaste foi emocional ao percorrer as ruas de Porto Alegre e constatar que estamos em uma situação de calamidade pública, injustiça e abandono completo. São centenas de pessoas que vivem na rua, trabalham como ambulantes com suas famílias vendendo todo tipo de mercadoria na tentativa de conseguir algum valor para sobreviver. São carroceiros que buscam nos lixões comida e material para a reciclagem.

O Viaduto da Borges, cartão postal da cidade, é o exemplo mais dramático dessa situação. As drogas tomaram conta do espaço e são comercializadas à luz do dia. Cobertores, colchões e tapumes imundos servem de moradia para jovens, mulheres e homens de todas as idades. O local é um lixo a céu aberto sem qualquer condição de higiene e à noite palco de brigas, discussões e prostituição.

Continuo com o projeto através da conta @tristicidade no instagram como uma forma de denúncia e também como um apelo por essas pessoas que perderam a dignidade. Precisamos fazer alguma coisa.